Olá!

Neste artigo, vou abordar uma ferramenta super importante e que muitos candidatos deixam de lado quando querem se preparar: simulado CPA-10! Se você já sabe da importância e o porquê de qualquer candidato que pretende prestar a prova dever fazer um simulado CPA-10 grátis, é só clicar aqui e aproveitar que, além do simulado, você ainda ganha um plano de estudos personalizado (é por tempo limitado). Agora, se você ainda não está confiante que o simulado CPA-10 será de grande ajuda para os seus estudos, acompanhe comigo esses 5 motivos pelos quais você TEM que fazer um simulado CPA-10 para te ajudar a garantir a sua aprovação na prova!

1 – Simulados são treinos e treinar é importante

Mulher subindo escadaria correndo em referência ao simulado como treino para o CPA-10

Treine, treine, treine!

Você estudou, você se dedicou, você se preparou, mas, no dia da prova, parecia que nada tinha a ver com aquilo que você tinha estudado. Consegue reconhecer essa cena? Muitos de nós passamos por isso durante os anos da escola, da faculdade, da pós-graduação… Acontece que, a maioria das provas comuns não tem um plano exato do que será cobrado (a matéria do semestre inteiro é MUITA coisa) nem uma preparação prévia. Já os vestibulares costumam ter uma dinâmica totalmente diferente: os cursos pré-vestibulares focam as aulas nos assuntos realmente cobrados pelos mais importantes vestibulares do país. Além disso, oferecem ao aluno a oportunidade de vivenciar a prova, por meio de… SIMULADOS!

A prova da ANBIMA guarda muitas semelhanças com o vestibular – há um “conteúdo programático” a ser seguido, as provas são de longa duração e com uma grande quantidade de questões e é necessário estar bem preparado para conseguir bons resultados que podem mudar a sua vida para sempre. Da mesma forma, a preparação para a prova de CPA-10 exige foco nos estudos e treino, muito treino, para que você consiga um ótimo resultado quando “estiver valendo”. Quantas pessoas você conhece que deixaram de ser aprovadas na CPA-10 por um ou dois pontos? Será que um pouco mais de treino teria significado aprovação? Eu prefiro não arriscar e oriento meus alunos a sempre fazerem simulado CPA-10 antes de fazer a prova! Vale como treino e como experiência, principalmente se o simulado for online e gratuito!

2 – O simulado te ajuda a ter consciência dos seus pontos fortes e fracos

Mulher de olhos fechados em frente a um lago com carpas em referência é a capacidade do simulado de auxiliar na compreensão de seus pontos fortes e fracos para a prova de CPA-10

Tenha consciência de seus pontos fortes e fracos com um Simulado CPA-10

Nós já abordamos este tópico no texto 5 Dicas Fundamentais para ser Aprovado que na CPA-10 que ninguém te contou, mas é sempre bom reforçar: o Simulado é uma excelente ferramenta para que você tenha consciência de quais são seus pontos fortes e fracos! Assim, você pode, por exemplo, concentrar seus estudos ou optar por gastar menos tempo resolvendo uma questão que você não domina! Além disso, você pode aproveitar para, se for um simulado CPA-10 com gabarito, buscar informação sobre os assuntos em que seu aproveitamento foi menor e, quem sabe, melhorar a sua performance na prova!

Fazer um simulado CPA-10 grátis é uma forma simples, prática e barata para conhecer os seus pontos fortes e fracos e melhorar a sua pontuação na prova – essa pode ser a diferença entre ser aprovado na CPA-10, ou não!

3 – Melhore o foco dos estudos com o simulado

Bússola representando que o simulado CPA-10 pode te ajudar a traçar o caminho de estudos

O Simulado pode ser uma bússola para os estudos da CPA-10

Este ponto deriva do ponto anterior: conhecendo seus pontos fortes e fracos, você pode direcionar os seus estudos.

Você pode fazer um simulado CPA-10 grátis com gabarito (é importante que o simulado tenha gabarito) para avaliar o seu desempenho. Se for um simulado com a mesma quantidade de distribuição de questões do Programa Detalhado da CPA-10, melhor ainda! Leia com atenção as questões e as alternativas e faça anotações sobre suas dúvidas e comentários.

Para avaliar o seu desempenho adequadamente, lembre-se de considerar as questões em que você não tinha certeza da resposta e escolheu alguma delas mais por “critérios subjetivos” que por “critérios objetivos”, ou seja, o famoso “chute”! Pode ser que você até tenha acertado a questão chutando, mas é importante esclarecer o que te levou a ficar com dúvida na resposta, já que na prova, provavelmente, as questões não serão idênticas e ser capaz de compreender os conceitos é mais importante que decorar respostas certas!

Se o resultado for positivo (você acertou, sem dificuldades, pelo menos 70% das questões), considere realizar a prova (boa prova!). Porém, se for necessário, não relute em voltar aos estudos e focar nos pontos em que você teve mais dificuldade. Essa é a grande diferença entre o simulado e o momento da prova: no simulado, você tem a oportunidade de se aprimorar, de melhorar e de conseguir mais pontos no momento da prova!

4 – Plano de Estudos Personalizado a partir do Simulado

imagem de cadernos e agendas com um marca texto rosa e uma xícara de café, representando o plano de estudos elaborado a partir do simulado CPA-10

O simulado é um excelente ponto de partida para um plano de estudos personalizado

Muitas vezes, os candidatos à CPA-10 tem dificuldade em definir por onde começar seus estudos e estudam com materiais que encontram na internet. Alguns buscam conteúdo na e vão lendo, conforme vão “descobrindo os assuntos”. Não considero essa a forma mais eficaz de estudar, em primeiro lugar porque os assuntos acabam se misturando e alguns conceitos simples tornam-se fontes obscuras de calafrios na nuca e, em segundo lugar, porque há muitas coisas na internet que não são corretas ou não são verdade (se você costuma navegar na internet, já deve saber disso). Ainda que a intenção de muitos blogs e outras fontes de informação seja das melhores, os candidatos aqui “absorvidos” por uma enxurrada de informações que, muitas vezes, sequer são cobradas na prova de CPA-10 e o tempo de estudo, um recurso raro e caro, acaba desperdiçado.

Ao fazer um simulado CPA-10, o candidato pode montar um plano de estudos, determinar quanto tempo vai estudar cada assunto e focar naquilo que pode fazer a diferença para a sua aprovação, fazendo com que seu tempo de estudo seja mais eficiente. Sem gastar tempo e dinheiro a toa, fica muito mais fácil ser aprovado na prova de CPA-10.

O mais legal é que, se o simulado CPA-10 for grátis, você não gasta nada com isso e pode estudar da maneira que for mais conveniente e eficaz para você, sem seguir apenas a experiência de outras pessoas!

5 – Um simulado pode ser uma grande surpresa!

Foto em que três mulheres e um homem levantam uma taça de campeão, representando a surpresa de saber que está preparado pela prova fazendo um simulado CPA-10

Já pensou ter uma excelente surpresa ao fazer o simulado CPA-10?

Eu sou uma pessoa muito otimista e acredito que sempre acontece o que é melhor para cada pessoa. Recentemente, um aluno teve aproveitamento de 100% ao fazer o nosso simulado CPA-10 grátis. Em sua orientação de plano de estudos, recomendamos que ele realizasse a prova e, se a carreira no mercado financeiro fosse seu sonho, que focasse seus estudos em ser aprovado na CPA-20. O aluno ficou chocado em saber que sim, ele estava preparado para a certificação e mais! Podia ir ainda mais longe!

Ao realizar um simulado CPA-10 você também pode ter a certeza de que está preparado para a prova e que chegou o momento de realizar a inscrição!

Dicas rápidas: Como aproveitar melhor o Simulado CPA-10 Grátis

Mão masculina com relógio, representando as dicas rápidas para o simulado grátis CPA-10

Não perca tempo! Aproveite nossas dicas rápidas para o Simulado CPA-10

  1. Faça o simulado ANTES e DEPOIS de se dedicar a estudar para a prova – ok, você pode achar estranho fazer o simulado ANTES de começar a estudar, já que o resultado tende a não ser muito satisfatório, mas é muito importante que você tenha real consciência dos seus pontos fortes e fracos e essa é a melhor maneira de direcionar seus estudos antes de começar a estudar! Ao final dos estudos, fazer o simulado te dá uma ideia do resultado da sua estratégia e você tem a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos para a prova, retornando aos estudos. Mas, saber de antemão como os conceitos são cobrados na prova e quais são suas maiores dificuldades vai facilitar muito seus estudos!
  1. Seja realista com o seu resultado – não considere chutes como respostas certas no simulado CPA-10. Se a questão levantou dúvidas, volte ao assunto, estude novamente, sane as dificuldades e não se conforme com um “resultado apertado” no simulado. Pode parecer que 78% de aproveitamento, ou seja 39 questões corretas, é um excelente indício de que chegou o momento de fazer a prova, mas se 5 questões corretas foram chute, o aproveitamento real cai para 34 questões ou 69%, ou seja, insuficientes para a aprovação. Afinal, na imensa maioria das vezes, as questões da prova não serão idênticas às que cairão na prova, variando em diversos pontos, e, se o conceito da questão não estiver plenamente compreendido, pode acabar prejudicando o candidato.
  1. Crie uma estratégia de estudos a partir dos seus resultados no simulado – se seu aproveitamento no simulado CPA-10 não for suficiente para fazer a prova neste momento, utilize o resultado do simulado para definir sua estratégia de estudos! Eu recomendo fortemente que você crie um plano de estudos realista, com a quantidade horas que você pretende dedicar aos estudos e que distribua essas horas proporcionalmente aos assuntos em que você teve pior aproveitamento no simulado. Assim, é possível que você consiga reter mais conceitos e ter um desempenho melhor na prova.
  1. Simulado é treino e quanto mais treino, melhor a qualidade do resultado – faça diferentes simulados! Aproveite que existem opções de simulado cpa-10 grátis na internet que podem ser feitos até mesmo pelo celular e faça muitos simulados, para ver o tipo de questão que cai na prova, que varia bastante entre os simulados. Dê preferência para simulados com o mesmo número de questões e distribuição dos Grandes Temas de acordo com o Programa Detalhado do exame de CPA-10, pois, quanto mais fiel o simulado for à prova, maiores são as chances de ter um resultado que pode ser replicado no momento de realizar a prova para valer.
  1. Aproveite o simulado e faça uma “prova CPA-10 ANBIMA” sem sair de casa – você pode valer-se do simulado como uma simulação mais realista da prova. Marque um dia em que você tenha disponibilidade de tempo e “agende”, com você mesmo uma “prova de CPA-10”. Assim como faria no momento da prova real, guarde celulares, feche as outras abas e mantenha o material de estudos e a curiosidade de buscar no google desativados. Faça o simulado CPA-10 seguindo o tempo previsto pela ANBIMA (2 horas) e evite qualquer interferência externa. Mais que ter contato com as questões, você consegue simular como será o momento real da prova e, portanto, ter uma análise mais realista do seu provável desempenho! Vale a pena apostar em um simulado cpa-10 grátis pois, assim, você vivencia a experiência de fazer a prova e não gasta com isso!

E então? O que você achou? Convenci você a fazer um simulado CPA-10 grátis? Espero que sim, pois tenho certeza que com o simulado, as dicas que damos aqui no blog e seu empenho nos estudos, você pode chegar ainda mais longe!

Por hoje é só, pessoal!

Até mais!

Thaís Felix

Thaís Felix

Professora e Fundadora da Escola Prospera em Escola Prospera
Sou licenciadapela USP, pós-graduada em Mercados Financeiros pelo Mackenzie e atualmente curso Especialização em Gestão Empreendedora no SENAC. Atuei durante 12 anos no Mercado Financeiro, em uma das 4 maiores administradoras de fundos de investimento do Brasil.
Thaís Felix