Olá, Pessoal! Neste artigo, vim falar sobre os procedimentos “burocráticos” para se inscrever na CPA-10! Preparei com muito carinho este Guia, a partir do Edital da Prova, para facilitar o caminho para a certificação e para que você seja um profissional EXTRAORDINÁRIO!

Vamos lá?

QUEM PRECISA TER CPA-10

A Certificação ANBIMA Série 10, conhecida como CPA-10, faz parte do Pilar EDUCAR de atuação da ANBIMA e “certifica profissionais que atuam na prospecção ou venda de produtos de investimento diretamente para o público, em agências bancárias ou plataformas de atendimento”, conforme definição da própria ANBIMA. A certificação é obrigatória para os Profissionais que atuam oferecendo produtos de investimento nas Instituições que aderiram ao Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas para o Programa de Certificação Continuada (veja a lista aqui).

Mesmo para profissionais que trabalham em instituições financeiras que não aderiram ao código, a CPA-10 é indicada, pois atende à Resolução CMN nº 3158/2005, que determina que todos os funcionários de instituições financeiras que trabalham na comercialização de produtos de investimento DEVEM possuir certificação financeira. SIIIM! É obrigatório para todos que oferecem produtos de investimento, inclusive caixas e auxiliares de gerentes. Caso o funcionário seja flagrado comercializando produtos de investimento sem possuir CPA-10 e a instituição for aderente ao Código ANBIMA de Certificação, ou se o funcionário não possuir uma certificação que substitua a CPA-10 em casos de instituições não-aderentes, a empresa sofre procedimento de apuração, que pode resultar em punições, como multas, por exemplo. Além disso, a certificação é indicada, é claro, para profissionais interessados em trabalhar em Agências Bancárias.

Saiba para quem é indicada a certificação ANBIMA CPA-10

CONHEÇA A ANBIMA E A PROVA

Se você faz parte desse público, é hora de começar a se preparar para o exame de certificação ANBIMA. E sabemos que, quanto mais rápido, melhor! Afinal, nenhuma vaga ou oportunidade de promoção vai ficar esperando!

O primeiro passo é acessar o site da ANBIMA – você realmente tem que conhecer a Associação que oferece o exame que quer prestar. Leia cada uma das seções (aproveite que a aba “Educar” é a última), conheça os associados, a Diretoria, os pilares de atuação, enfim, compreenda profundamente como a prova de CPA-10 está relacionada com esse contexto. Pode parecer bobagem ou perda de tempo agora, mas, ACREDITE EM MIM: vai te ajudar muito no momento da prova!

Na página específica da certificação CPA-10, na seção à direita “Biblioteca de Documentos”, você encontra o Edital e o Programa Detalhado da Prova que também recomendo fortemente que leia com atenção. MESMO. Aí está exatamente o que a ANBIMA espera de você, enquanto candidato ao título de Profissional Certificado CPA-10. Entendeu porque a leitura é tão importante, né? Não vale a pena confiar apenas no que está na internet – às vezes, é melhor buscar a informação diretamente da fonte, principalmente, no momento de definir sua estratégia de estudos. Mas se você não tem tempo ou se o Edital e o Programa Detalhado parecem grego, não se preocupe! Fiz uma série de posts para o blog em que analiso o Programa Detalhado por Grande Tema, indicando quais são os principais pontos e quanto tempo estudar cada um!

SAIBA A DIFERENÇA ENTRE CERTIFICAÇÃO E ATUALIZAÇÃO

Logo na página da CPA-10, você encontra uma breve descrição da certificação e dos profissionais a quem ela é indicada, e dois botões: Inscreva-se na CPA-10 e Atualização CPA-10. Segura a ansiedade que, antes de clicar nos botões, você pode rolar a página para baixo e encontrar um quadro com um resumo comparativo entre o Exame CPA-10 e a Atualização CPA-10; leia o quadro com atenção para compreender melhor o processo de certificação. À sua direita, você também encontra o Material de Estudos Gratuito desenvolvido pela ANBIMA.

Quadro Comparativo com informações importantes sobre a CPA-10 – fonte: ANBIMA

TAXA DE INSCRIÇÃO

Pronto, agora sim, é hora de clicar no Botão “Inscreva-se na CPA-10”. Veja que a ANBIMA informa que, em alguns casos, a inscrição no Exame é realizada pelo RH da instituição, confira se é o seu caso – era o meu na instituição em que trabalhei – e siga para os próximos passos. Se não for o seu caso, você pode fazer uma inscrição avulsa. O custo da inscrição é dividido entre primeira certificação e renovação, por prova ou curso, e também se o profissional é funcionário de instituição associada ou não, mas, na prática, como você pode ver na arte abaixo, a diferença é somente de R$ 50,50 entre associados e não associados.

Custo atualizado da inscrição na CPA-10

Algumas instituições oferecem reembolso da taxa de inscrição em caso de aprovação – isso pode ser um incentivo para você se inscrever! Somente após o pagamento da taxa é possível agendar a realização da prova.

AGENDANDO A PROVA

Antes mesmo de se inscrever e pagar a taxa, você pode consultar as datas em que o Exame será oferecido na sua região rolando a página da CPA-10 mais para baixo e clicando no botão “Calendário de Provas”, então, é só selecionar Exame de Certificação CPA-10 e Estado e Município em que deseja realizar a prova. Pronto!


ATENÇÃO! Não confunda Exame de Atualização CPA-10 com Exame de Certificação CPA-10! O Exame de Atualização é destinado a profissionais certificados, cuja certificação esteja válida e próxima da data de expiração (no mínimo, 30 meses e no máximo, 5 anos, contados a partir da data de certificação)! Se este não for seu caso, ou seja, se você nunca se certificou ou se sua certificação está vencida, você deve selecionar a opção Exame de Certificação CPA-10!


Neste Calendário, você pode visualizar datas para a prova com até 2 meses de antecedência, o que pode ser uma excelente oportunidade para organizar os estudos e colocar uma meta para a data de realização do exame. Porém, não se preocupe! É possível Cancelar ou Remarcar a data da prova até 8 dias ANTES da data para a qual você agendou o exame, portanto, se você agendar o exame para o dia 15, por exemplo, tem somente até o dia 07 do mês para cancelar ou remarcar a data do exame. Se você preferir, deixe para agendar o exame quando se sentir preparado para a prova e, então, inscreva-se para a data mais próxima o possível. Muitas vezes, é possível realizar o exame na mesma semana do agendamento!

Também é possível que pessoas com deficiência e lactantes solicitem condições especiais para realização da prova, de acordo com os critérios e procedimentos descritos no Edital.

PASSO-A-PASSO

Veja, a seguir, nosso infográfico com o passo-a-passo para realizar o Exame de Certificação ANBIMA CPA-10!

Passo-a-passo para facilitar sua inscrição na CPA-10

Com a inscrição paga e a prova agendada é só correr para o abraço, ou melhor, para a prova!

Logo no início deste artigo, falamos sobre a importância da leitura atenta de cada um dos pontos do Programa Detalhado da CPA-10 da ANBIMA. Porém, sabemos que às vezes o tempo é curto e que compartilhando conhecimento fica mais fácil trilhar um caminho de sucesso: estou preparando um artigo em que analiso cada um dos Grandes Temas do Edital! Isso mesmo! Quanto representam de participação nas questões da prova, quanto tempo estudar e os pontos mais importantes que melhoram a sua nota cada um deles! Vamos lá?

E não deixe de conferir as 5 DICAS FUNDAMENTAIS PARA SER APROVADO NO CPA-10 que eu dei nesse post aqui!

Se você gostou deste conteúdo, inscreva-se na nossa lista e receba sempre conteúdos atualizados sobre mercado financeiro, exames de certificação e dicas de estudo para que seu aprendizado seja mais profundo e duradouro!

Por hoje é só, pessoal!

Bons estudos!

Thaís Felix

Thaís Felix

Professora e Fundadora da Escola Prospera em Escola Prospera
Sou licenciadapela USP, pós-graduada em Mercados Financeiros pelo Mackenzie e atualmente curso Especialização em Gestão Empreendedora no SENAC. Atuei durante 12 anos no Mercado Financeiro, em uma das 4 maiores administradoras de fundos de investimento do Brasil.
Thaís Felix