dicas-para-passar-na-cpa-10 “A diferença entre ordinário e extraordinário é esse pequeno extra.”
 fonte: www.brainyquotes.com

Você quer, você precisa, você TEM QUE TIRAR A CERTIFICAÇÃO CPA-10. Não faltam textos na internet, conteúdo no youtube, apostilas gratuitas, simulados e e-books grátis para te ajudar neste processo. É só estudar, fazer simulado, fazer a prova e, PLIM! Você está certificado.

fonte: www.unsplash.com

Ou não.

São tantos depoimentos na internet de pessoas que estudaram sozinhas e conseguiram percentuais de 78%, 86%, 94%, até mesmo 100% de acertos, mal pegando em uma apostila… Isso pode te motivar a tentar também. Com a cara e a coragem. Ou com medo de não ser aprovado, ter que olhar no espelho e pensar: “por que EU não consigo?”

cpa-10-dicas-thais-felix Talvez você não tenha estudado o suficiente. Talvez você não tenha tido acesso a materiais, exercícios e simulados atualizados e de qualidade. Talvez você simplesmente não nasceu pra isso e deveria buscar outra profissão. CALMA! Não é nada disso (ou é, vejamos a seguir!).

Sabe o que quase ninguém te conta? Que a taxa de reprovação dos exames de Certificação CPA-10, conforme dados da própria ANBIMA é de quase 50%!

Isso mesmo: de cada 10 pessoas que se inscrevem para fazer a prova de CPA-10, apenas 5 são aprovadas. E sabe por que elas são aprovadas e as outras não? Talvez elas já soubessem o assunto, estudaram muito com os melhores materiais ou, ainda, pagaram uma fortuna em um curso preparatório espetacular. Ou tiveram acesso a alguma lista de como ser aprovado – em uma rápida busca no Google, você encontrará MUITAS listas de dicas fundamentais para ser aprovado.

Mas esta lista aqui vai além do que é fundamental. São tantos anos de experiência (12 anos!!!) nesse segmento, que agora eu apresento para você as 5 DICAS PARA SER APROVADO NO CPA-10 QUE NINGUÉM TE CONTOU ANTES! Duvida? Então, vamos lá!

dicas-cpa-10-thais-felix-escola-prospera

DICA 1. Entenda o Porquê de Você Querer/Precisar/Ter que Tirar a CPA-10

Bom, para começar, eu te pergunto uma coisa que quero que você responda com a maior sinceridade do mundo:

Por que você quer/precisa/tem que tirar a CPA-10?

Se a sua resposta é parecida com qualquer uma dessas aqui:

– Porque meu chefe mandou, ué?

– Porque eu quero ganhar mais, ué?

– Porque eu quero ter um emprego, ué?

– Porque meu amigo fez e foi promovido, ué?

– Porque eu não quero ser mandado embora, ué?

Se você ainda não sabe, então, eu vou te explicar:

É LEGALMENTE OBRIGATÓRIO QUE OS BANCÁRIOS TENHAM CERTIFICAÇÃO FINANCEIRA

Ué? Você não sabia? Pois, sim! O Conselho Monetário Nacional, também conhecido pela sigla CMN anota essa parte que cai na prova 😉 – responsável por regulamentar todo o Sistema Financeiro Nacional, instituiu na Resolução CMN nº 3158/2005, que todos os funcionários de instituições financeiras que trabalham na COMERCIALIZAÇÃO de PRODUTOS DE INVESTIMENTO devem possuir certificação financeira. Oferta Poupança? Tem que ter. Oferta CDB? Tem que ter. Oferta Fundos de Investimento? Tem que ter. LCI, LCA, Tesouro Direto? Sim, tem que ter. “Mas eu sou caixa!” Mas se oferece produto de investimento, tem que ter CERTIFICAÇÃO FINANCEIRA. “Mas tem que ser CPA-10?” Tecnicamente, não. Mas na maioria das vezes, sim. Já, já voltamos neste assunto.

A necessidade de certificação financeira (e você pode ler na íntegra a Resolução do CMN aqui vem da obrigação do CMN em manter a GOVERNANÇA (e se você está pensando em prestar a prova ou já está estudando, é melhor anotar essa palavra em post-its e distribuir por todos os lugares por onde você passa) do mercado: ou seja, garantir que o mercado seja justo, seguro e bem regulamentado, protegendo todos os participantes – Governo, Bancos e Investidores. Assim, quando certificado, o profissional atesta que tem conhecimento suficiente sobre o mercado financeiro, principais instrumentos financeiros, riscos e características e é capaz de alinhar isso às expectativas e características do cliente, evitando frustrações, perdas financeiras inesperadas e práticas ilícitas. Ufa!

Como uma pessoa que oferta produtos de investimento, você representa para o seu cliente todo o mercado financeiro. E o CMN PRECISA que você esteja preparado para essa função!

dicas-para-passar-na-cpa-10-escola-prospera-thais-felix 

E ONDE ENTRA A ANBIMA NISSO TUDO AÍ?

A prova de CPA-10 é oferecida pela ANBIMA, certo? Mas, who is ANBIMA? Você pode me perguntar, mesmo eu sabendo que você sabe a resposta e só está perguntando para testar o meu conhecimento e eu vou responder só pra você saber que eu sei que você sabe… enfim, a ANBIMA é a Associação Brasileira das Entidades do Mercado Financeiro e de Capitais, ou seja, um agrupamento, um conjunto, uma… associação! de bancos, entre eles, os principais nomes que conhecemos do mercado bancário brasileiro, como Itaú, Bradesco, Santander, CAIXA, Banco do Brasil.

A ANBIMA é o braço de representação da sociedade (bancos + clientes) no mecanismo de Governança do Sistema Financeiro Nacional e atua em 4 pilares, de modo a garantir que seus associados cumpram as melhores práticas de mercado em seus serviços, incluindo a oferta de produtos de investimento. Ao se associarem à ANBIMA, os Bancos aderem aos seus Códigos de Autorregulação e passam a cumprir às exigências destes, que estão alinhadas àquelas expedidas pelo Governo Federal e ao seu objetivo de existência. Entre os Códigos, a ANBIMA criou o Código ANBIMA de Certificação Continuada, que atende aos objetivos do CMN e vai além, criando “níveis” de certificação financeira, que vão da mais comum (CPA-10) até mais específicas, como o CEA (para consultores de planejamento financeiro) e o CGA (para gestores de recursos). Mas esse é uma assunto para um artigo próprio.

dicas-fundamentais-para-passar-na-cpa-10-thais-felix-escola-prospera Portanto, mais do que ter uma motivação pessoal (garantir o emprego, acalmar o chefe ou conseguir uma promoçãozinha que é sempre bem-vinda), tenha em mente que SER UM PROFISSIONAL CPA-10 É UMA RESPONSABILIDADE que você assume perante o Governo Federal, a ANBIMA, o Banco e seus clientes. Leve a sério essa responsabilidade e você já terá dado um passo a frente rumo ao seu sucesso na prova! Mais que um profissional certificado, você será um profissional EXTRAORDINÁRIO, e este é seu principal objetivo!

E por falar em seguir, vamos para a dica número 2.

DICA 2. ESTUDE, ESTUDE E ESTUDE

dicas-fundamentais-para-passar-na-cpa-10-thais-felix-escola-prospera-07

 

Seja legal com os nerds. Você pode acabar trabalhando para eles. Todos nós podemos.”― Charles J. Sykes

Neste ponto, você já deve ter percebido que mais que ter sido aprovado numa prova, ser um profissional CPA-10 é uma responsabilidade. Estar preparado para a CPA-10 é mais que estar preparado para a prova. Vamos imaginar que a ANBIMA tenha umas 500 questões diferentes sobre todo o edital da prova de CPA-10 (que inclusive, você pode baixar clicando aqui. A prova é composta por 50 questões, ou seja, você irá responder uns 10% das questões que a ANBIMA deve ter em seu banco de questões (e eu desconfio que seja mais que isso…). Vamos supor que você seja aprovado (e se seguir essas dicas, já aumenta em 80% suas chances). Vamos supor que um cliente senta na sua frente e te faz uma pergunta. E essa pergunta não caiu na sua prova. E você não estudou para ela, porque, né? Aquela lista dizia que não precisa se preocupar com isso que dificilmente cai na prova. Aquela pergunta não caiu na sua prova, mas as suas lágrimas agora estão caindo, de desespero!

dicas-fundamentais-para-passar-na-cpa-10-thais-felix-escola-prospera-08

“Ah, mas isso não vai acontecer comigo! Eu manjo, eu sei, eu conheço TUDO de mercado financeiro! Eu sou até certificado! Eu tenho CPA-10!”

VOCÊ SEMPRE PODE APRENDER MAIS!

Hummm… Deixa eu te contar uma história: quando eu ainda era funcionária do banco, minha irmã foi aprovada no vestibular e financiou a faculdade com crédito educacional – eu fui sua fiadora. No dia em que fomos assinar o contrato, enquanto aguardávamos o gerente finalizar os procedimentos, o telefone dele tocou e ele pediu licença para atender. Demos. Parece incrível, mas a dúvida era exatamente sobre fundos de investimento e a resposta foi: “A diferença entre fundos com dividendos e fundo PIBB é que fundos com dividendos pagam dividendos e fundos PIBB, não!”.

dicas-fundamentais-para-passar-na-cpa-10-thais-felix-escola-prospera-09

 Sim, um gerente certificado não sabia a diferença entre um fundo PIBB e um fundo que paga dividendos. Com certeza, ele era certificado. Provavelmente, essa pergunta não caiu na prova dele. Agora, se o cliente ficou esclarecido, eu não tenho dúvidas, ele continuou com as suas! Não seja esse profissional. Estude para saber, para conhecer, para ser capaz de orientar seu cliente com clareza. Não estude só para passar na prova. Isso é o de menos, sério mesmo! Esforce-se para receber o título de profissional certificado, e passar na prova será apenas uma das consequências.

MAS ESTUDAR COMO? TEM JEITO CERTO?

Tem, sim! Tem jeito certo de estudar para qualquer prova, matéria ou curso que você irá fazer. Mas não sou quem pode te dizer qual é a melhor forma de VOCÊ estudar. Sabe por que? Porque os processos de aprendizagem são diferentes entre cada pessoa, são diferentes entre cada faixa etária e são diferentes de acordo com a rotina de cada pessoa. Você se lembra do seu amigo da escola que era fera em matemática mas sempre se dava mal em história? Ou aquela outra pessoa que se saía super bem em provas de múltipla escolha mas não conseguia fazer sair uma linha numa prova dissertativa? Ou aquela pessoa que estudava ouvindo música, enquanto você, se ouvisse um único piu, já via a concentração sair voando pela janela?

Cada pessoa tem um conjunto único de habilidades e capacidades, natas ou desenvolvidas, que a torna completamente diferente de outras pessoas. Você precisa conhecer as suas. Quais são os assuntos da prova que você já domina minimamente? Quais são os que você tem mais dificuldade e quais você domina completamente? Comece fazendo uma lista a partir daí. Não tem ideia de quais sejam? Você pode começar analisando o Edital da Prova de CPA-10 para ver o que é exigido (temos um vídeo sobre isso aqui: INCLUIR LINK QUANDO HOUVER), por exemplo. Você também pode começar fazendo um simulado e ver quais são seus percentuais de acerto por Grande Tema do Edital. Se você quiser, temos um simulado gratuito que você pode fazer em nossa escola e saber quais são seus pontos fortes, fracos e a melhorar para a prova, clicando aqui.

 dicas-fundamentais-para-passar-na-cpa-10-thais-felix-escola-prospera-10

VOCÊ É MAIS PRODUTIVO EM ALGUM MOMENTO DO DIA

Para algumas pessoas, estudar pela manhã é melhor, porque a concentração está afiada, enquanto outras pessoas se sentem sonolentas nesse período e a concentração vem com mais força a tarde. Outras, ainda, só conseguem absorver o que estudam à noite, depois de terem cumprido todas as obrigações. E você? Qual é o seu melhor momento? Em qual momento do dia você se sente mais eficiente para estudar? É possível incluir uma ROTINA DE ESTUDOS neste período?

 Se conseguir alinhar sua rotina às suas capacidades físicas, você conseguirá resultados de concentração melhores e, consequentemente, será capaz de raciocinar e compreender melhor os conceitos necessários para sua prática profissional e para ser aprovado na prova de CPA-10.

SUPER-SENTIDOS: TIRE BENEFÍCIOS DO SEU CÉREBRO

Vamos fazer um exercício simples, mas que pode te ajudar muito a tirar o melhor proveito do seu próprio cérebro:

Se você tivesse que:

(a) ler

(b) ouvir

(c) ver

(d) todos acima

uma palestra de 50 minutos sobre um assunto que desperta seu interesse, qual desses recursos você preferiria?

A resposta dessa questão diz muito sobre você. De acordo com conceitos da Andragogia , as pessoas possuem diferentes Estilos de Aprendizagem, ou seja, aprendem mais com um estímulo que com outro (que pode ser visual ou auditivo), enquanto outras pessoas precisam de mais de um estímulo (sinestésico, como um vídeo, por exemplo, que é visual e auditivo, ao mesmo tempo). Eu, por exemplo, não vejo diferença em meu aproveitamento se estou lendo, ouvindo ou vendo um conteúdo, mas sinto necessidade de anotar. Se não faço anotações, não consigo fazer o conteúdo durar a longo prazo, o que deve ser o objetivo de qualquer estudo e aprendizagem. Sou sinestésica, mas, prioritariamente, visual (a escrita é uma forma de estímulo visual!).

A partir de suas próprias percepções em relação aos estudos que você realizou até hoje e do teste que fizemos acima, você é capaz de identificar qual tipo de material funciona melhor para você? Então, identifique e foque seus estudos naquilo que melhor funciona PARA VOCÊ! Pode ser que seja uma apostila, um curso online, um podcast. Só não perca tempo lendo apostilas de mil páginas quando você precisa de estímulo auditivo: ao final, a leitura não terá valido nada, terá sido perda de tempo e, provavelmente, de alguns pontos na prova!

Resumindo: relembre seus pontos fortes, reforce seus pontos a melhorar e foque nos seus pontos fracos e estude usando os momentos e métodos mais adequados para VOCÊ! Com um plano de estudos personalizado, fica muito mais fácil, rápido e efetivo estudar.

Agora que você já conhece as motivações e as estratégias mais adequadas para potencializar seus estudos, chegamos ao momento em que vamos expandir nossas fronteiras!

 DICA 3: APROVEITE O QUE ESTÁ AO SEU REDOR

Dificilmente vemos a dica 3 em qualquer material de dicas para ser aprovado no CPA-10. Normalmente, lemos sobre métodos milagrosos, receitas infalíveis, cursos caríssimos… mas poucos nos ensinam a olhar ao nosso redor nesse momento. E isso é importantíssimo, já que o ser-humano é um ser social e, como tal, precisa interagir o tempo todo. Ficar trancado em um sábado de sol lendo sobre como se formam os preços dos títulos de renda fixa pré-fixados vai ajudar muito menos que sair para almoçar com o seu amigo que trabalha no Banco operando títulos de renda fixa! Aproveite para tocar no assunto e ouça como é esse processo pelo raciocínio de quem faz isso todos os dias!

dicas-fundamentais-para-passar-na-cpa-10-thais-felix-escola-prospera-13

Ok, não são todas as pessoas que têm amigos que trabalham diretamente em rotinas que usam os conceitos abordados na prova de CPA-10. Mas eu tenho certeza que você conhece alguém, pode ser pela internet também, que já prestou a prova de CPA-10 ou até mesmo de CPA-20 ou CEA. Pode ser um gerente da agência ou um colega de outro departamento. Se você ainda não trabalha no banco, pode ser uma ótima oportunidade para se apresentar ao gerente que cuida da sua conta, falar de seu interesse e conversar com ele sobre a certificação e sua aplicação no dia-a-dia de trabalho. Quem sabe até não surja uma recomendação daí? 😉

A INTERNET TEM TUDO O QUE VOCÊ PRECISA

Se você achar essa dica difícil de ser cumprida fisicamente, leia artigos na internet, participe de grupos e comunidades de discussão, siga blogs, páginas e canais que tratem de assuntos relacionados à prova. Você terá acesso a diversos pontos de vista e poderá refletir melhor sobre aquilo que está estudando com o material direcionado ao Edital da prova. Também poderá tirar suas dúvidas, auxiliar esclarecendo dúvidas de colegas e desabafar sobre dificuldades que tenha encontrado.

Quando compartilhamos, aprendemos muito mais e por mais tempo! Não se esqueça que o seu objetivo vai além de ser aprovado na prova: seu objetivo é SE TORNAR UM PROFISSIONAL EXTRAORDINÁRIO para o seu cliente.

Para aqueles que possuem uma restrição de tempo para se dedicar, uma excelente oportunidade de alinhar todos esses elementos, é procurar um curso online que ofereça plano de estudos personalizado; materiais sinestésicos, auditivos e visuais; fóruns para discussão e atendimento de dúvidas por Redes Sociais e Whatsapp. Assim, você aprende com os melhores profissionais e ainda conta com suporte humano, real. Toda a comodidade de um curso online e todo o suporte interativo de um curso presencial.

APLIQUE OS CONCEITOS NOS SEU DIA-A-DIA

Se você já trabalha no dia-a-dia com produtos de investimento, ative o modo CURIOSO e pesquise TODOS os produtos de investimento que a instituição oferece, compare com as regras que constam nos materiais de estudo, analise como são aplicadas e avalie se são aplicadas adequadamente. Você pode, inclusive, sugerir melhorias para os responsáveis e ainda ganhar alguns pontos-EXTRA na sua carreira! 🙂 Veja as rentabilidades dos produtos e se consegue associá-los ao momento econômico. Associe a que perfil de investimento o produto é mais adequado. Crie conexões entre seu trabalho e o conteúdo da prova – você só tem a GANHAR!

DICA 4. APROVEITE OS SEUS POTENCIAIS EM TODOS OS MOMENTOS

dicas-fundamentais-para-passar-na-cpa-10-thais-felix-escola-prospera-15

Com nossas dicas anteriores, tentamos despertar em você a consciência sobre a prova e sobre como você está relacionado com ela, buscando em você mesmo as respostas que você mais precisa. Como já falamos diversas vezes, os conceitos podem ser encontrados com facilidade em muitos meios. Saber aproveitá-los adequadamente vai depender de você!

Uma forma simples e que dificilmente é abordada em outros materiais, de aplicar estas dicas é quanto à escolha da data e horário para fazer a prova.

NÃO ESPERE MAIS

dicas-para-passar-na-cpa-10-thais-felix-escola-prospera-01

 Marque a prova assim que se sentir preparado para ela. Sim, você estudou, se preparou, buscou apoio para ir além. Agora, não é mais hora de esperar. Com nossas dicas, buscamos que o seu aprendizado seja profundo e duradouro, ou seja, que ele vá além da aprovação na CPA-10. Mas não vale a pena dar sorte para o azar: o fato é que alguns conceitos serão mais claros para você, mesmo que o tempo passe. Outros, por outro lado, podem ser mais frágeis e com o passar do tempo se tornarem difíceis de serem lembrados… sabe aquela sensação de “Já ouvi falar sobre isso, mas não consigo lembrar exatamente do que se trata”? Não deixe que isso aconteça com você! Não deixe passar muito tempo entre o curso e a prova. Não deixe que seu cérebro boicote aquilo que você demorou tanto para construir. AGENDE A PROVA ASSIM QUE SE SENTIR PREPARADO.

dicas-fundamentais-para-passar-na-cpa-10-thais-felix-escola-prospera-26

SIGA SEUS OBJETIVOS

Algumas pessoas funcionam melhor sob pressão. Eu sou uma delas. Definir uma deadline funciona para minha produtividade que é uma beleza: consigo me organizar, escrever um plano de ação e cumpri-lo. Já se não houver um prazo, vou priorizando outras coisas e, quando vejo, deixei passar uma oportunidade, gastei tempo demais com aquele seriado, esfriei a minha empolgação.

 Se você for como eu, faça o contrário da dica anterior: agende a prova antes! Isso mesmo! Dê a você mesmo um prazo para se preparar, organize a sua rotina, defina quantas horas serão dedicadas ao estudo (seja honesto com você mesmo para que consiga cumprir seus próprios prazos) e agende a prova para a data mais próxima do seu planejamento. No site da ANBIMA é possível agendar exames com até 2 meses de antecedência.

Se você optou por um curso, seja ele online ou presencial, aproveite o prazo do curso para definir a data da sua prova. Além disso, alguns cursos oferecem revisões, ao final do curso,ou agendadas, que você pode fazer o mais próximo possível da data da prova, para relembrar todos os conceitos e, principalmente, trazer à memória mais recente aqueles conceitos que foram menos absorvidos pelo sua memória de longo prazo. Uma revisão ajuda – E MUITO – a melhorar os processos cognitivos e deixá-los afiados para o dia da prova.

LEMBRA QUE TODO MUNDO TEM UM PERIODO DO DIA EM QUE É MAIS PRODUTIVO?

Aproveite que você já sabe qual é o seu e marque a prova neste período! Muitas são as dicas sobre marcar a prova no período da manhã, de preferência, antes do expediente. Ela é válida para muitas pessoas mas, para algumas, não. Saiba qual é o SEU período mais produtivo e, tudo bem se for depois do expediente. O importante é que seja um horário confortável para VOCÊ, em que VOCÊ poderá aproveitar melhor o seu aprendizado e seu conhecimento. Este é o melhor horário para agendar a prova.

E por falar em prova…

Dica 5 – TIRE O MÁXIMO PROVEITO DO DIA DA PROVA

dicas-para-passar-na-cpa-10-thais-felix-escola-prospera-41

Chegou o grande dia! Você se conheceu, se preparou, agendou e, finalmente, chegou a hora. Suas mãos esfriam, seu coração palpita, seu pensamento embaralha. Você não tem certeza de onde está e mal consegue reconhecer seu nome. Parece que é o dia do seu casamento, né? Então, NÃO É! É o dia da prova, mas é, também, apenas, o dia da prova.

Não deixe que o nervosismo afete você! Lembre-se de quem você é, do quanto se preparou e de tudo que sabe – sobre você, sobre o mercado financeiro, sobre a prova. Você está preparado e isso é o mais importante de tudo.

RESPIRE!

Se o nervosismo bater, respire fundo. Você já é um profissional EXTRAORDINÁRIO. A certificação virá para atestar isso.

Com o raciocínio no lugar, será mais fácil evitar erros grotescos que algumas pessoas cometem na prova de CPA-10, como confundir assinalar a “alternativa incorreta” com “alternativa correta”, não ler um “exceto” no enunciado, deixar de perceber um “todo” que torna a alternativa incorreta… Você precisa estar completamente concentrado na prova para conseguir vencê-la. Deixe seus medos de lado e conquiste mais pontos!

fonte: GIPHY

Eu poderia ter escrito a conclusão logo depois do gif da cesta. Mas eu não conseguiria dormir a noite se eu não falasse sobre um último ponto, a SUPER-DICA EXTRA!

SUPER-DICA EXTRA: SUPER-MEMÓRIA NÃO EXISTE – NÃO PARA AS PESSOAS NORMAIS

Não conte com métodos de memorização. NÃO CONTE COM MÉTODOS DE MEMORIZAÇÃO. Eu já te falei para NÃO CONTAR COM MÉTODOS DE MEMORIZAÇÃO?

Eu sei que a ideia de decorar muito em pouco tempo é tentadora. Eu mesma sei usar métodos mnemônicos de memorização e eles são super úteis para números de telefone e documentos, placas de carro, linhas de ônibus. Mas jamais consegui usar no meu trabalho. Porque o processo de venda de produtos de investimento, ou seja, a relação financeira mediada por seres humanos, não é exata como o número do CPF do meu pai!

dicas-fundamentais-para-passar-na-cpa-10-thais-felix-escola-prospera-31

 Para algumas pessoas, uma técnica de memorização pode até funcionar para um ou outro conceito até o dia da prova. Para outras, nem isso! Mas, para ambas, provavelmente chegará o dia em que o telefone irá tocar e a pergunta do outro lado vai fazer pensar “hummm… dividendos… lembro… PIBB, espera, tinha uma musiquinha pra PIBB… mas não lembro exatamente o que eles eram…” – NÃO SEJA ESSA PESSOA! Não conte com métodos de memorização, porque eles podem roubar alguns dos seus pontos na prova de CPA-10 e, no extremo, a sua credibilidade profissional!

Pronto, desabafei!

Se você chegou até este ponto, quero te PARABENIZAR! Provavelmente, o CPA-10 não é uma aventura na sua vida! Você está realmente interessado em ir além do que é esperado de você e chegar muito mais longe!

Estas DICAS que compartilhei aqui foram construídas ao longo de 12 anos treinando gerentes para alinhar a teoria do mercado financeiro à prática da venda do produto ao investidor, de maneira transparente, ética e com qualidade. Tenha certeza de que, seguindo as 6 dicas que demos aqui, você estará mais preparado para a prova e para a sua atuação profissional! Conte sempre com a nossa ajuda para fazer a sua carreira chegar muito mais longe e para que você seja um profissional EXTRAORDINÁRIO!

Você viu o passo-a-passo para se inscrever no exame de CPA-10 que eu publiquei aqui?

Se você gostou deste conteúdo, inscreva-se na nossa lista e receba sempre os nossos conteúdos relacionados a mercado financeiro, exames de certificação e dicas de estudo para que seu aprendizado seja mais profundo e duradouro!

Por hoje é só, pessoal!

Bons estudos!

 

Thaís Felix

Thaís Felix

Professora e Fundadora da Escola Prospera em Escola Prospera
Sou licenciadapela USP, pós-graduada em Mercados Financeiros pelo Mackenzie e atualmente curso Especialização em Gestão Empreendedora no SENAC. Atuei durante 12 anos no Mercado Financeiro, em uma das 4 maiores administradoras de fundos de investimento do Brasil.
Thaís Felix